
Por Thatiana Mendes do Agora
O novo CD do Charlie Brown Jr era para ser um registro ao vivo com uma retrospectiva dos 20 anos da banda. Mas Alexandre Magno, conhecido como Chorão, apresentou à gravadora várias músicas que compôs neste ano, e, assim, nasceu "Camisa 10 Joga Bola até na Chuva"--o primeiro álbum com o baterista Bruno Graveto, há um ano e meio no Charlie Brown.
As composições surgiram de um momento em que Chorão, aos 39 anos, decidiu parar tudo e tirar um tempo para pensar. "A banda é a minha vida e trouxe tudo o que eu e a minha família temos, mas eu estava trabalhando direto havia 12 anos. Perdi meu pai e dei uma pausa. Em 2008, resolvi ficar mais com a minha família, rever meus amigos e vivenciar coisas do dia a dia", diz.
E foi desse período que Chorão tirou inspiração para compor. São 13 faixas novas (leia mais acima). Uma delas, "O Dom, a Inteligência e a Voz", foi escrita em 2001 para Cássia Eller (1962-2001). A canção nunca havia sido gravada.
As demais, todas produzidas neste ano, marcam uma fase de renovação do grupo. Mesmo com a saída de alguns integrantes ao longo dos últimos anos, a banda procura manter a sua identidade. "Preservamos a formação guitarra, baixo e bateria e continuamos tocando rock, mas com um gás novo e em um momento mais sólido", diz Chorão. "Estamos em sintonia com as letras, a voz do Chorão e o instrumental da banda", afirma Thiago Castanho.
O nome do disco veio de um encontro entre Chorão e Falcão (vocalista do grupo O Rappa). "Foi um papo que tivemos no avião. Vi uma foto no jornal de um jogador de futebol correndo atrás da bola na chuva, na raça. Achei que servia como uma metáfora para o modo como a gente encara a vida, além da relação com o número dez, por estarmos no décimo disco", explica Chorão.
Ainda neste ano, os fãs do Charlie Brown serão agraciados com outra novidade. A banda vai lançar um DVD que, incluindo os extras, terá duas horas de imagens de turnês, bastidores, cenas de estúdio e com skate e depoimentos de amigos como Zeca Pagodinho.
O vídeo também mostrará um encontro inusitado do Charlie Brown Jr com o Olodum no Pelourinho (BA), além de projetos sociais que o grupo realiza. "Vamos mostrar várias atividades. Quero que a galera saiba das coisas legais que estamos fazendo", adianta Chorão, que mantém uma pista de skate em Santos (a 72 km de SP) há mais de cinco anos e promove várias atividades ligadas ao esporte.

Chorão comenta as faixas do CD
1 - "Dona do Meu Pensamento"
"Fiz essa letra para a minha companheira [Chorão é casado há 15 anos]"
2 - "Me Encontra"
"Fala de uma pessoa importantíssima. Aquela que ainda vamos conhecer ou que precisamos redescobrir"
3 - "Só os loucos Sabem"
"È uma balada com uma letra positiva sobre os revolucionários que fizeram coisas que pareciam impossíveis"
4 - "Inabalavelmente"
"Eu sigo em frente. É sobre isso. Formas de seguir reciclando ideias e propostas"
5 - "Só existe o Agora"
"Fala de viver o momento. O ontem já foi e o amanhã não se sabe"
6 - "Só pra Vadiar"
"Uma das melhores coisas da vida é a sensação de paz e amor. Demorei para descobrir isso"
7 - "Puro-Sangue"
"O que importa é não se abalar com o que vem de fora"
8 - "O Dom, a Inteligência e a Voz"
"Fiz essa música para a Cássia Eller e, logo depois, ela se foi [a cantora morreu em dezembro de 2001]. É uma homenagem"
9 - "Os Cortes"
"Cicatrizes e experiências ruins viraram aprendizado"
10 - "Uma Só Vida para Viver, Tenho sede e Nela Eu Vou"
"Estar vivo e se sentir vivo são coisas bem diferentes"
11 - "Viver Dias de Sol"
"Também fala disso: não perder a oportunidade de criar"
12 - "Comigo Ninguém Tira Onda"
"É uma maneira de expressar um pouco da minha personalidade. Quem tira onda aqui somos nós"
13 - "Camisa 10 Joga Bola até na Chuva - Bomba Sônica"
"Minhas armas são papel, caneta, microfone e pensamentos. Se toda bomba fosse sônica, o mundo seria mais musical"
Em 2008, resolvi ficar mais com a minha família, rever meus amigos e vivenciar coisas do dia a dia... Preservamos a formação guitarra, baixo e bateria e continuamos tocando rock, mas com um gás novo e em um momento mais sólido
Chorão, vocalista
Um comentário:
Pooow muito shoow , acho que estou meia atrazada pra comentar, mas caraa fodaaa , eu não sabia a metade da história desse cd deless , namoral amoo essa bandaa , tamo aii na atividadee , Aimée agataa aquii rapáa e eu sou charlie brown Meu Irmãaao
Postar um comentário